A pandemia mudou muita coisa e é provável que as festas para comemorar o fim de 2020 e o início de 2021 não tenham tanto fogos e barulhos como de costume. Mesmo assim, quando se trata do bem estar dos pets, não custa nada estar preparado.
Pensando nisso, o LIVRE traz algumas dicas do que fazer nesse período.
1. Demarque um local “seguro” para ele
A primeira dica é preparar um cantinho da casa que seu animal considere seguro – observe os ambientes onde ele prefere ficar – e deixá-lo lá nos momentos de maior barulho.
Não esqueça de deixar caminha, brinquedos, comida e água fresca. Se for possível, deixar o local mais escuro, melhor, assim ele se sentirá mais calmo.
Além disso, é fundamental checar portas, janelas e portões para garantir que, na hora do susto, ele não fuja ou se machuque tentando sair.
2. Colete ou faixa protetora
Um truque que os especialistas garantem funcionar muito bem é o do colete ou faixa protetora. Segundo eles, o animal se sente abraçado, o que pode reduzir o medo na hora dos fogos.
Basta “embrulhá-lo” numa faixa de pano. Ela deve ficar na altura do peito do animal e cruzar as pontas depois do pescoço, na altura do dorso. Depois é preciso fazer o mesmo abaixo. E para finalizar, um nó firme, perto da coluna.
3. Proteção para os ouvidos
Também é possível colocar faixas de tecido e até algodão para proteger os ouvidos do pet. Nesse caso, no entanto, os especialistas orientam uma visita ao veterinário dias antes das festas. O profissional vai poder ensinar como usar os produtos sem machucar o animal.
Há ainda “capacetes” específicos a venda em sites especializados.
4. Medicação
Essa deve ser a última opção e só é recomendada para animais realmente muito sensíveis ao barulho. Nem é preciso lembrar que você também vai precisar de uma ida ao médico veterinário neste caso.
E para que, quem sabe, não seja necessário nada disso no próximo fim de ano, a dica é ir tentando acostumar o animal com barulhos altos. Música e televisão podem ser uma boa alternativa de treino.
fonte: O Livre