Cães e gatos têm exigências nutricionais diferentes das nossas, por isso sua dieta deve ser preparada para atender essas necessidades. Quando alimentamos nossos pets com comida caseira, na grande maioria das vezes, não promovemos uma nutrição adequada. Por mais “sem graça” que possa parecer, a ração é a melhor opção. Você conhece os diferentes tipos de ração? A seguir vamos classifica-las de acordo com as diferentes fases da vida e com a qualidade.
Diferenças entre as rações de acordo com a fase da vida:
- Ração para filhotes: A partir dos 45 dias de vida filhotes já podem iniciar o consumo de rações mais secas. É importante o uso de uma boa ração, já que o animal está na fase de crescimento.
- Ração para adultos (a partir de 1 ano de vida): Na fase adulta, o animal já passou pela fase do crescimento e só precisará se alimentar para suprir suas exigências nutricionais. É muito importante o controle da quantidade para que o cão não se torne obeso.
- Ração para cães idosos (sênior): Essa é a fase que o tutor tem que dar mais atenção à alimentação e à saúde do seu pet. Quando chega a fase sênior o animal tende a comer menos e ser mais seletivo quanto à alimentação, por isso atualmente existem rações especiais para sua faixa etária.
Diferenças entre as rações de acordo com a qualidade:
- Rações Standard: São rações que tem em sua composição ingredientes como farinha de carne e ossos, glúten de milho e gordura animal. O percentual de proteína da ração é alcançado com ingredientes de menor digestibilidade, por isso não são rações excelentes nesse quesito. Estão em numa faixa intermediária de preços.
- Rações Premium: São rações de boa qualidade que, em geral, usam farinha de vísceras como fonte proteica, mas podem ser produzidas também com farinha de subprodutos. É importante prestar atenção porque algumas marcas adotam conservantes e corantes na formulação, que podem ser causadores de alergias alimentares. São rações de custo elevado.
- Rações Super Premium: São rações de qualidade superior porque a fonte de proteína utilizada em sua composição tem alto valor biológico e com melhor absorção dos nutrientes no organismo, que resultam em melhor qualidade do pelo, pele, menor volume e odor nas fezes. Costumam apresentar opções específicas para determinadas raças que, conhecidamente, precisam de um cuidado maior. São as rações mais caras.
- Rações Terapêuticas: Têm indicação clínica, como rações para obesidade, doenças renais, doenças cardíacas, sendo auxiliares no seu tratamento. Seu uso deve obedecer aos critérios do Médico Veterinário responsável pelo pet.
Sempre que tiver dúvidas consulte o Médico Veterinário de sua confiança, ele pode lhe auxiliar tanto na escolha como na melhor forma de oferecer e introduzir uma ração na alimentação do seu pet. Uma ração adequada garante a saúde do animal e promove um desenvolvimento saudável. Cuidar da alimentação do seu cão ou do seu gato com uma ração balanceada é a maneira correta de retribuir todo carinho que esses bichinhos nos dão.
Gostou? Tem mais dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo! Para mais informações ou encomenda de ração para seu Pet é só clicar no Tenho Interesse aí embaixo. Até mais!
Fonte: https://www.agrovidapet.com.br/