O início
“Lendo o jornal, vi o anúncio da vaga: “Precisa-se de orçamentista, de preferência com fluência em espanhol”, não sabia exatamente o que fazia um orçamentista, mas “me virava” no espanhol. Na entrevista com o Sr. José Luiz, ele disse que o “orçamentista” deveria descrever detalhadamente nos orçamentos todos os dados técnicos dos equipamentos, em português para os nacionais e espanhol para internacionais. Outra observação feita na entrevista foi que eu “falava pouco” - inclusive um fato engraçado é que neste exato momento, eu consenti apenas com a cabeça, ou seja, realmente era uma característica própria! A empresa também tinha realizado sua 1º exportação e como eu já tinha conhecimento nesta área, fui acionada para a atuar no comercio exterior. Quando entrei, a empresa tinha ao redor de 50 funcionários: no administrativo éramos 3 mulheres, eu, a recepcionista e a D. Marcia na diretoria. Já tinham importantes clientes no Brasil e estavam começando a divulgação de equipamentos no exterior.”
Passado
“No início eu fazia orçamentos, cuidava dos processos de comércio exterior e atendia a parte de peças de reposição. Depois também passei a cuidar de toda a documentação para contratos de compra e venda, financiamentos nacionais e internacionais e participação em licitações. Enquanto isso, como eu “falava pouco”, fui observando e aprendendo como a empresa se relacionava com clientes, fornecedores e funcionários e pude perceber que todos os relacionamentos eram pautados em muito RESPEITO, SERIEDADE e HONESTIDADE. Esta percepção me trouxe o desejo de permanecer na empresa e impulsionou-me a buscar conhecimento em alguns assuntos específicos, de diferentes áreas."
Presente
“Nos últimos 5 anos a empresa despontou com muita intensidade no cenário nacional e hoje ocupa a liderança no segmento, também com uma participação expressiva no cenário internacional. Assim começou a necessidade de estruturar melhor alguns departamentos e o comercial foi um deles. Como eu já tinha conhecimento da rotina, comecei a gestão de pessoas e processos nesta oportunidade. Este foi um ponto muito importante para mim, pois gestão requer DEDICAÇÃO, COMPROMETIMENTO e CORAGEM PARA LIDAR COM SITUAÇÕES ADVERSAS. Assumindo este tripé de afazeres, preciso atualizar-me constantemente nos quesitos técnicos e emocionais, afinal PROCESSOS não são nada sem PESSOAS. Nestes últimos 20 anos, a Ferraz deixou de ser um fornecedor de equipamentos para tornar-se um parceiro de negócios para o seu cliente: além de fornecer equipamentos, tem todo o “know-how” para atender projetos completos de grandes grupos fabricantes de rações no Brasil e no exterior. A empresa está se estruturando gradativamente, e com muita cautela, para fazer parte do seleto grupo das grandes empresas brasileiras, apesar de toda a dificuldade que este país impõe aos seus empresários. Hoje trabalho na gestão de alguns departamentos da empresa, entre eles de Orçamentos, Lay-out, Marketing, Ferraz peças de reposição, Ferraz Parts, Comércio Exterior, Representantes Externos e Faturamento/ Fiscal. No campo pessoal as coisas também mudaram, quando cheguei aqui meus filhos tinham 9 e 3 anos. Com o passar de todo esse tempo, ganhamos um novo membro na família, o neto, que hoje tem 3 anos. Estou muito feliz com os adultos que meus filhos se tornaram.”
Futuro
“Hoje já sou mais falante que há 20 anos, rsrs, porém ainda tenho muito a estudar e desenvolver-me. Também busco a excelência nos relacionamentos interpessoais, pois acredito que esteja aí o segredo para atingir os melhores resultados profissionais e pessoais. O que imagino para a Ferraz daqui 20 anos é que seja uma multinacional com filiais em diferentes países, mantendo o tripé inicial: respeito, seriedade e honestidade. Também quero deixar registrado que tenho muito orgulho em ter passado meus últimos 20 anos nesta empresa.”