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27/01/2021
Imagem: leungchopan, de envatoelements Imagem: leungchopan, de envatoelements

Sabe aquele velho ditado que diz que o cachorro é o melhor amigo do homem? Bem, parece que os laços entre os humanos e os pets ficaram ainda mais estreitos. Mais do que companheiros fiéis, eles são considerados como verdadeiros integrantes da família.

Com tratamento cada vez mais humanizado, o mercado pet tem apresentado crescimento significativo, principalmente no que diz respeito a uma alimentação saudável. Os donos buscam cada vez mais oferecer rações e petiscos de qualidade aos seus bichinhos, ainda que mais caros. Neste contexto, ganham destaques produtos que utilizam materiais e ingredientes sustentáveis, naturais e até mesmo veganos.

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) afirma que o Pet Food é o segmento veterinário de maior representatividade no mercado, sendo responsável por quase 70% do faturamento do setor. Além disso, representa todos os negócios ligados à alimentação dos animais, sejam eles produzidos de forma industrial ou artesanal.

Serviços de saúde, beleza e bem-estar viram apostas no mercado pet
Muito além dos tradicionais serviços de banho e tosa as opções para proporcionar bem-estar e conforto para os animais são diversas e tendem a aumentar cada vez mais! Hoje, o setor pode ser dividido em quatro nichos diferentes: Pet Food, Pet Vet, Pet Serv e Pet Care. Cada um deles atende a necessidades específicas dos animais de estimação e seus tutores, e proporciona oportunidades diferentes de investimento.

Como já mencionamos anteriormente, o Pet Food é o segmento que abrange toda a cadeia de produção de alimentos, oferecendo uma gama de rações e petiscos para diversos tipos de animais. Atualmente, o setor tem chamado atenção pela construção de novos modelos de negócio, como empresas de delivery especializadas em alimentação orgânica e padarias para animais com bebidas, bolos, doces e outros alimentos específicos.

O Pet Vet atua diretamente na venda de medicamentos veterinários e é responsável por 7,7% do faturamento do mercado animal. Além de ser o segmento responsável por garantir que os animais estejam sempre saudáveis e bem cuidados, oferece soluções em medicamentos que atendem desde problemas físicos típicos até mesmo questões comportamentais e estéticas dos bichinhos.

O Pet Serv reúne diversos serviços para garantir o bem-estar dos animais. Além do famoso banho e tosa, negócios como pet sitter (babá para animais), hotéis e creches para cachorros já fazem muito sucesso no mercado.

O Pet Care, bastante conhecido pelos produtos de higiene e beleza, acessórios, equipamentos e brinquedos fofos, reflete a tendência do consumidor em priorizar o bem-estar e o conforto dos animais. De acordo com pesquisa realizada pelo SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito e a CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 35% dos donos declaram fazer compras impulsivas para seus bichinhos.

Vimos até aqui que o mercado pet cresce todos os anos e os cuidados com a saúde e bem-estar dos bichinhos de estimação é uma das principais preocupações de seus donos. O segmento de saúde, beleza e bem-estar para pets pode ser explorado em diversos tipos de empreendimentos, seguindo as tendências previstas para o setor.

E se você estava com dúvidas se o mercado é promissor ou não para a abertura de novos negócios, percebeu que a demanda por esses serviços tende a aumentar. Confira nossos relatórios de inteligência e acompanhe a evolução do Mercado Pet e as Tendências e Modelos de Negócio mais esperadas pelo público.

fonte: Sebrae