Diante da infinidade de opções no mercado, por vezes os tutores de pets se veem na dúvida sobre qual a ração mais adequada para o animalzinho de estimação. Para nós, humanos, a diferença pode até parecer mínima, mas, para eles, a discrepância é bem mais expressiva.
Embora seja um alimento industrializado, a ração é a melhor opção para os donos de pet que querem manter uma alimentação prática e balanceada. E, tendo em vista que será a nutrição diária do animal, deve ser escolhida com bastante atenção.
A grosso modo, as rações são divididas entre econômica, standard, premium e super premium. O que as diferencia é a quantidade de nutrientes e o tipo de composição dos grãos, se vegetal ou animal.
A escolha vai influenciar também no preço. Mas é importante ter em mente que nem sempre o preço mais barato vai significar, de fato, economia. Isso porque rações com menor valor nutricional precisam ser oferecidas em porções maiores. Logo, será preciso reabastecer a despensa em intervalos mais curtos de tempo. Entenda mais sobre os tipos de ração:
Ração Econômica
São rações mais simples, produzidas com ingredientes comuns, em sua maioria de origem vegetal, a exemplo de farelos de arroz e de soja. Por terem menor custo de produção, são as mais baratas do mercado consumidor. Alguns estudos apontam que a composição desse tipo de ração tem uma baixa taxa de absorção. E, como o pet não absorve os nutrientes de maneira integral, acaba sendo necessário complementar a alimentação dele com porções maiores ou outros tipos de ração.