Primeiro semestre do ano contabiliza novo recorde, com 932,34 mil toneladas embarcadas
Em alta, exportação recorde de carne bovina no primeiro semestre do ano sustenta preço interno da proteína. O levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), ESALQ – USP foi divulgado nesta quinta-feira (07).
Segundo pesquisadores do Cepea, “com as vendas de carne no mercado brasileiro ainda registrando fraco desempenho e com o dólar valorizado frente ao Real, frigoríficos brasileiros que têm acesso ao mercado externo seguem focados neste canal de escoamento”. O cenário sustenta os valores internos do boi gordo, que seguiram em patamares elevados de janeiro a junho.
Como mostram os dados da Secex, de janeiro a junho, os embarques de carne bovina in natura totalizaram 932,34 mil toneladas, 26,71% acima do volume escoado no mesmo período do ano passado e 19,93% superior ao até então recorde para um primeiro semestre, registrado em 2020. “Quanto à receita, em moeda nacional, somou R$ 28,4 bilhões na primeira metade deste ano, forte aumento de 50,5% frente ao mesmo período do ano anterior e também um recorde”, destaca o Centro de Estudos.
Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feed&food.