As soft skills são as habilidades que cada pessoa tem intrinsecamente, diferente dos conhecimentos técnicos, são as capacidades comportamentais de cada um.
Conheça as Soft skills mais procuradas pelas empresas:
1. Controle das emoções - Não adianta ser especialista se não conseguir controlar as emoções diárias. As empresas têm buscado profissionais autocentrados que consigam ter calma e energia quando isso for necessário. Isso faz com que saibamos converter ambientes caóticos em valor agregado, tirar vantagem daquilo que é ruim.
2. Pensamento criativo - Na hora de resolver problemas é válido ter criatividade para enxergar diferentes saídas. Quando a pessoa tem essa visão criativa, consegue criar soluções para os problemas que aparecerem e garantir rapidez nos processos.
3. Colaboração - Assim como saber controlar as emoções, trabalhar bem em equipe se torna uma soft skill importante na hora de extrair bons resultados. Quem se dá bem com os colegas consegue relevar situações estressantes, ganhando confiança e apoio dos outros.
4. Comunicação eficiente - Saber comunicar faz muita diferença no ambiente corporativo. Uma boa comunicação garante que as partes se entendam e que aquilo que é esperado seja realizado da maneira como foi pensado.
5. Atenção para ouvir - Saber ouvir os outros também é uma habilidade procurada por gestores e recrutadores. Quem sabe ouvir funciona como aliviador de tensões. Os problemas de comunicação começam, muitas vezes, por não ouvir da maneira correta aquilo que foi explicado.
6. Gerenciamento do tempo - Não só na vida profissional, mas também nos compromissos pessoais, a gestão do tempo se torna uma soft skill procurada por todos. Quando o tempo é bem trabalhado, fazemos mais e geramos mais valor com mesma quantidade de tempo.
7. Positividade - Sabe aquela pessoa que sempre consegue enxergar uma oportunidade? Pois isso é uma soft skill também! Às vezes, é difícil acreditar em um projeto ou meta, mas pessoas positivas tendem a encontrar resoluções de problemas com sua força de vontade.
8. Habilidade para ser multitasking - Sabe o seu smartphone, que roda vários aplicativos ao mesmo tempo, sem afetar a experiência de uso? É assim que o multitasking funciona, conseguindo se envolver em vários projetos e cuidar das obrigações sem que impacte na qualidade delas. Essas pessoas conseguem gerar mais valor porque acumulam funções e responsabilidades, garantindo que as entregas acontecerão conforme o previsto.
9. Capacidade de planejamento - Planejar da maneira correta é o que fará com que os prazos sejam respeitados, o retrabalho seja evitado e o tempo seja ganho. Mesmo que aconteçam imprevistos, o projeto será concluído, já que o planejador coloca isso em conta na hora de pensar em cada prazo.
Como você pôde ver, as soft skills são um meio de otimizar a forma como as pessoas e as empresas atuam e devem ser levadas em conta no momento da gestão!
FONTE: https://www.appus.com/blog/desenvolvimento/soft-skills/