2019 foi um ano de grande crescimento para a indústria de alimentos para animais de estimação e estima-se que 2020 siga com fortes tendências de lançamentos no mercado.
Esclarecimento: apesar de destacarmos as tendências para a indústria de alimentos para animais de estimação, a verdade é que estamos passando por um ano específico devido à grande incerteza global. Mesmo assim, queremos transmitir positividade, e é por isso que trazemos essas informações para que saibam como, mais cedo ou mais tarde, expandir os negócios no setor.
Primeiro, qual é o contexto?
A American Pet Products Association afirma que o mercado de alimentos e produtos para animais de estimação está em um estágio de crescimento fenomenal. Segundo suas estatísticas, quase 70% da sociedade americana tem pelo menos um animal de estimação, e a grande maioria das pessoas os considera parte essencial da família. Portanto, não é estranho ou surpreendente que as mudanças e melhorias implementadas nos seres humanos tenham impacto, consciente ou não, na qualidade de vida dos animais de estimação.
A verdade é que, nos últimos 5 anos, os alimentos humanos fizeram um progresso tremendo: alto teor de açúcar e alimentos ultra processados não são mais tão respeitados, e alimentos orgânicos, naturais, sem glúten, a base de plantas e sustentáveis foram ganhando o terreno preferido. Se as pessoas consideram seus animais de estimação como um membro da família, é esperado que ocorra o que realmente está acontecendo: uma tendência cada vez maior por alimentos saudáveis e de alta qualidade, tal como se alimentam sua família humana.
Mudanças e tendências crescentes
Sempre existiram tendências, tanto na indústria de alimentos para animais de estimação quanto em outras indústrias voltadas para o ser humano. Da mesma forma, as tendências no mercado de alimentos para animais de estimação geralmente se manifestavam com algum atraso – até agora, três a cinco anos após uma tendência atingir o mercado humano, de acordo com a revista online Pet Food Industry.
Agora estes tempos diminuíram. O relatório divulgado pela revista afirma que essa mudança deve se ao maior acesso às informações e maior capacidade de gastos com animais de estimação, entre outras coisas.
Tal é a demanda com a qual os donos de animais de estimação são tratados hoje em dia que a indústria foi forçada a fazer grandes progressos no desenvolvimento de suplementos prebióticos, probióticos ou sem glúten, por exemplo, superando assim os avanços na alimentação humana nessas áreas.
Principais tendências
1-Comércio eletrônico
Embora essa tendência já estivesse dentro das expectativas, devido ao Corona vírus, o aumento no número de donos de animais comprando on-line aumentou drasticamente. De acordo com um relatório do Packaged Facts, era esperado um aumento de até 10% em 2020 nas compras on-line de alimentos para animais. Devido à situação de confinamento atualmente imposta em muitos países, espera-se que esse número seja atingido e até excedido até o final deste ano.
2-Orgânico e natural
De acordo com um estudo do Farm Journal, o aumento na compra de alimentos orgânicos para animais de estimação cresceu quase na mesma proporção que no setor humano. Isso se deve principalmente a maior conscientização sobre o que envolve os alimentos orgânicos: uma quantidade significativa de calorias densas em nutrientes e o não uso de pesticidas, fertilizantes sintéticos ou organismos geneticamente modificados. Assim, os animais se alimentam de ingredientes frescos, livres de OGM.
Nos últimos tempos, um novo conceito foi introduzido na indústria: alimentos holísticos.
A que se refere? Um alimento holístico não apenas fornece nutrição ideal para animais de estimação, mas também contribui para o seu bem-estar geral. A expectativa é que dispare o uso de ingredientes como ômega 3, ômega 6 e prebióticos na produção.
Embora seja verdade que mesmo os valores de alimentos 100% livres de agrotóxicos impedem que esse consumo cresça em um nível maciço, essa deverá ser a tendência nos próximos anos.
3-Sustentabilidade em todas as etapas do processo
O conceito de sustentabilidade é composto por três pilares: economia, meio ambiente e sociedade, o que na indústria de alimentos para animais de estimação, se traduz em iniciativas sobre: ingredientes, embalagens e operações.
• Ingredientes: uma prática sustentável da indústria de alimentos para animais de estimação é a utilização de restos e partes não utilizadas na produção de alimentos para humanos, como rins, fígado ou restos de carne de animais.
• Embalagem: à medida que a geração millennials se torna o consumidor mais influente do setor, o consumo de embalagens e produtos ecológicos, reciclados ou compostáveis aumenta de maneira gradual.
• Operações: Os fabricantes vem implementando protocolos que impactam positivamente o meio ambiente. Algumas medidas estão, por exemplo, minimizando o uso de água e gás natural, reduzindo emissões e resíduos.
Outro parâmetro dessa tendência é a demanda por alimentos de fornecedores locais e pequenos. Os consumidores não compram mais seus alimentos para animais de estimação apenas em hipermercados. Em vez disso, nos últimos tempos, houve um aumento na preferência por lojas de propriedade e operadas localmente, onde é mais provável encontrar pequenas marcas de alimentos (que lhes sugerem como sinônimo de confiança) e alinhadas aos requisitos de sustentabilidade.
Atualmente, cerca de 50% dos donos de animais de estimação estão dispostos a pagar mais por alimentos e/ou produtos com menor impacto ambiental; e esse percentual só tende a crescer.
4-Quanto mais personalizado, melhor
Naturalmente, os seres humanos são atraídos pela personalização. Agora, isso começa a ser transferido para a preferência de produtos personalizados para animais de estimação.
A possibilidade de preparar alimentos para seus animais de estimação oferece aos proprietários uma maior sensação de controle sobre a alimentação de seus pets.
Durante este ano e o próximo, veremos um aumento na demanda por serviços de delivery, alimentos frescos ou congelados personalizados ou adaptados para um animal de estimação em particular, além de snacks ou petiscos adaptados às necessidades de cada animal.
Alimentos com fórmulas personalizadas para tratar problemas digestivos ou de sobrepeso, por exemplo, ganharão gradualmente seu lugar no mercado.
A conclusão é simples: mais consciência!
A previsão de tendências, de uma maneira geral, aponta para um maior grau de conscientização e preocupação com a qualidade de vida dos animais de estimação. A Mintel, agência de pesquisa de mercado, divulgou um relatório que reafirma essa ideia: os proprietários de animais de estimação procuram uma abordagem mais consciente daquilo que oferecem a pets e dos gastos realizados por eles e para eles.
Podemos afirmar que existe uma relação clara entre como os humanos se alimentam e como alimentam seus animais de estimação. À medida que as pessoas se interessam mais pela qualidade do que consomem, proporcionalmente ficam mais preocupadas com a escolha de alimentos para seus animais de estimação. Outros fatores de mercado destacados pelo relatório são direitos, identidade e experiências.
Sem dúvida, a indústria de alimentos para animais de estimação fez um trabalho sólido ao responder à demanda por melhores opções.
Podemos afirmar que existe uma relação clara entre como os humanos se alimentam e como alimentam seus animais de estimação. À medida que as pessoas se interessam mais pela qualidade do que consomem, proporcionalmente ficam mais preocupadas com a escolha de alimentos para seus animais de estimação.
Want to learn how to take advantage of trends? Take a look at our capabilities page: https://www.animanufacturing.com/capabilities/.
Fonte: American Nutrition